quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Produzindo conteúdo para as redes sociais - 2

 


2.     A Produção

No que se refere à produção, alguns cuidados básicos são necessários:

*      Cenário: Qual será a imagem de fundo do seu vídeo? Pode ser uma parede neutra, uma estante, um recanto do seu jardim, um cenário virtual... O que não pode é deixar aparente um canto mal arrumado, detalhes da sua intimidade, uma porta que possa se abrir de repente para alguém passar... A menos que seja intencional.

*      Som: A primeira condição é evitar que ruídos do ambiente venham a desviar o foco da atenção. A segunda é utilizar um microfone que garanta boa qualidade na captação da sua voz.  Lembre-se que os vídeos serão muitas vezes assistidos no telefone celular, que tem uma qualidade muito ruim na reprodução de sons. Por isso, o volume da gravação e a nitidez do som serão fundamentais. Se for utilizar a câmera do celular ou do laptop, convém usar um microfone auxiliar, mesmo que seja aquele dos fones de ouvido, que já produzirão uma captação bem melhor do que o microfone do celular ou do laptop.

*      Luz: Para uma boa imagem capturada pela câmera, é essencial que a cena esteja bem iluminada. Se a imagem focal é o seu rosto em close, convém fazer alguns testes e verificar o resultado.

o   Geralmente uma boa luz de frente será suficiente, seja a luz da janela ou uma lâmpada de potência razoável, cuidando para essa luz não ser excessiva, nem insuficiente.

o   A incidência lateral de luz deixará seu rosto com um lado iluminado e outro no escuro.

o   A incidência vertical (luz a pino) produzirá o efeito “óculos escuros”, fazendo parecer que você tem grandes olheiras ou usa óculos escuros.

o   Uma Iluminação de baixo para cima produzirá um efeito fantasmagórico...

o   A cor e a intensidade da luz também são importantes, merecendo atenção especial. Cores imprimem dramaticidade à imagem. No caso de luz branca, observe a ‘temperatura’ da luz. Quanto mais fria (luz mais branca), mais nítida a imagem; quanto mais quente (luz mais amarelada), mais acolhedor o clima produzido pela imagem.

o   No caso de uma gravação ao ar livre, evite ficar de costas para o sol e lembre-se que o sol muito intenso faz os músculos do seu rosto se contraírem, enfatizando as rugas em torno dos olhos...

*      Roupa: Definida a imagem pessoal que pretende transmitir, escolha um estilo de vestimenta adequado para reforçar conceitualmente essa imagem. Um traje pode afirmar ou negar a imagem pretendida.

*      Maquiagem: Vídeo é fotografia em movimento, lembre-se disso.

*      Enquadramento: Close, plano geral ou plano americano? Uma ou duas câmeras? Câmeras fixas ou em movimento? Qual a imagem a ser mostrada? Como ilustrar uma fala com inclusão de imagens?

*      Existem muitos tutoriais sobre fotografia, enquadramento, iluminação, edição. Basta fazer uma pesquisa.

(Aguardem novas dicas nos próximos dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário