quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Produzindo conteúdo para as redes sociais - 3

 

3.     O Público-alvo

Para quem você pretende falar?

Conhecer bem seu público é fundamental para calibrar a linguagem, se você pretende falar diretamente ao coração das pessoas.

Um modo de falar muito formal vai causar distanciamento de um espectador jovem, enquanto uma atitude muito descontraída não será levada a sério por espectadores maduros.

É importante calibrar a linguagem e a atitude para estabelecer sintonia e empatia com o seu público, de modo a produzir afinidade e cumplicidade.

O vocabulário, o ritmo, os gestos, a expressão facial... Todos os elementos do seu arsenal comunicativo devem ser ajustados para otimizar o efeito de sua mensagem. Para isso, leve em conta faixa etária, classe social, nível de informação, ambiente cultural, crenças e valores das pessoas a quem você pretende levar a sua mensagem.

Lembre-se da instantaneidade da comunicação nas redes sociais, onde as pessoas são bombardeadas por todo tipo de informação e solicitadas a todo instante por alguém que pede sua atenção para um produto, um serviço, uma causa ou uma tolice qualquer. Nesse ambiente tão competitivo, para prender a atenção de alguém você precisa ser reconhecido e identificado como integrante da mesma tribo.

(Aguardem mais dicas nos próximos dias).


Nenhum comentário:

Postar um comentário