3. O Público-alvo
Para quem você pretende falar?
Conhecer bem seu público é fundamental para calibrar a linguagem, se você pretende falar diretamente ao coração das pessoas.
Um modo de falar muito formal vai causar distanciamento de um espectador jovem, enquanto uma atitude muito descontraída não será levada a sério por espectadores maduros.
É importante calibrar a linguagem e a atitude para estabelecer sintonia e empatia com o seu público, de modo a produzir afinidade e cumplicidade.
O vocabulário, o ritmo, os gestos, a expressão facial... Todos os elementos do seu arsenal comunicativo devem ser ajustados para otimizar o efeito de sua mensagem. Para isso, leve em conta faixa etária, classe social, nível de informação, ambiente cultural, crenças e valores das pessoas a quem você pretende levar a sua mensagem.
Lembre-se da instantaneidade da
comunicação nas redes sociais, onde as pessoas são bombardeadas por todo tipo
de informação e solicitadas a todo instante por alguém que pede sua atenção
para um produto, um serviço, uma causa ou uma tolice qualquer. Nesse ambiente
tão competitivo, para prender a atenção de alguém você precisa ser reconhecido
e identificado como integrante da mesma
tribo.
(Aguardem mais dicas nos próximos dias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário