sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Produzindo conteúdo para as redes sociais - 4

 


4.     A Mensagem

O que você pretende dizer ao seu público?

Qual o conteúdo a ser transmitido? Qual o seu recado?

Lembre-se que ninguém consegue agradar a gregos e troianos. Quem tenta falar para todos e agradar todo mundo acaba feito cachorro que caiu de mudança e não sabe o endereço.

Seja lá o que for que você tenha a dizer, certamente agradará a uns e desagradará a outros, além de ser irrelevante para a maioria das pessoas.

Sabendo disso, e tendo previamente definido o público a quem pretende falar, trate de definir um universo de conteúdo alinhado com os valores dessa parcela da população e que, de algum modo, desperte seu interesse e curiosidade. Concentre-se no seu nicho, sabendo que dele virá a seiva que haverá de nutrir o seu projeto até que ele cresça e frutifique. Permanecendo fiel ao seu público e ao seu universo de conteúdo previamente definido, seu projeto crescerá até alcançar uma massa crítica (número de seguidores e interessados) que não apenas o tornará autossustentável, mas capaz de transcender ao gueto, chegando a setores mais diversificados.

Para não se tornar um alvo demasiado móvel, que trata de assuntos variados sem uma pauta definida, você precisa ter uma definição clara dos seus temas, conteúdos e objetivos. Se isso não estiver claro para você, como estaria para o público? Como alguém potencialmente interessado no que você tem a dizer poderia saber?

Antes de sair produzindo e publicando vídeos a torto e a direito, faça um registro dos seus assuntos, propósitos e conteúdos, organizando tudo em blocos (áreas de interesse, propósitos, propostas, projetos, informações, posicionamentos sociais etc.) e detalhando cada conteúdo em suas vertentes e ramificações.

Feito isso, estude os assuntos pertinentes, revisando conceitos, agregando informações e referências. Você vai criar um monstro e depois terá que alimentá-lo, dia após dia, semana após semana. Se não armazenar conteúdo suficiente para abastecê-lo regularmente, seu blog perecerá de inanição e você acabará desistindo por falta do que falar.

(Aguardem novas dicas nos próximos dias).

#mediatraining

Nenhum comentário:

Postar um comentário