sábado, 21 de novembro de 2020

Produzindo conteúdo para as redes sociais - 7

 

7.     A Imagem

Qual a imagem pessoal que você pretende transmitir?

Agora que você já sabe o que pretende, definiu para quem vai falar, o que vai dizer e a sequência de apresentação do seu discurso estruturado, chegou o momento de definir a imagem pessoal a ser projetada para o seu público.

Atitude, expressão, ritmo, entonação, linguagem, forma de falar, forma de vestir, de gesticular, de ficar sério ou sorrir... São fatores importantes para a construção de sua imagem pessoal como comunicador.

Lembre-se que a imagem pessoal do comunicador está umbilicalmente ligada ao seu público. É para ele, e em função dele, que o comunicador existe. Seu objetivo é conquistar uma posição de autoridade moral capaz de influenciar gostos, tendências, ideias, atitudes, escolhas e preferências.

Essa autoridade somente se estabelece com aprovação e consentimento do público, nunca por vontade do comunicador. É o público que aprova, aceita, divulga e autoriza o direito de opinião do comunicador.

Um influenciador digital, ou presencial, se estabelece em consequência da aceitação popular, vale dizer, de uma parcela específica da população, que aprova, assimila e referenda o que esse comunicador tem a dizer.

Por outro lado, o comunicador deve fidelidade a si mesmo. Aos seus princípios, aos seus valores pessoais e ao seu jeito de ser. Cada orador tem a sua personalidade e a figura levada a público é uma face reveladora dessa personalidade. Quando trai sua própria personalidade, tentando aparentar quem não é, o comunicador perde autenticidade e fica sem poder de envolvimento e persuasão perante seu público.

Portanto, seja fiel a si mesmo, respeitando sua personalidade e seu jeito de ser, preservando a espontaneidade. Busque em si mesmo os modos de expressar-se que mais agradem e causem melhor impressão naquelas pessoas a quem você pretende influenciar.

Isso fará de você um comunicador único, uma comunicadora inconfundível, capaz de obter reconhecimento e receber permissão para influenciar outras pessoas.

 São Paulo, outubro/2020.

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