sábado, 9 de janeiro de 2021

– Coaching serve para quê? Para quem?

 Você está satisfeito/satisfeita com a carreira? Já chegou à posição profissional que sempre quis? Sua vida está do jeito que você deseja e a saúde, uma maravilha? Você pensa que “se melhorar estraga”? Ou... Gostaria de conquistar uma posição de maior destaque? Está pensando em mudar de carreira? Precisa planejar a vida pós-aposentadoria? Tem um sonho ainda não realizado? Está diante de um novo desafio? Precisa tomar uma decisão difícil? Quer mudar de vida? Tem um sonho a realizar, mas desconfia da sua capacidade?

Coaching é o instrumento para você dar uma guinada na vida e avançar em direção às suas metas. Que metas? Seu coach vai ajudar você a defini-las. Coaching é para quem deseja mudar. Ou, mais do que isso, precisa mudar. Pode ser que você já tenha uma ideia clara do que deseja. Ou pode estar apenas insatisfeito com a situação atual, ou numa fase em que a vida exige mudanças. Pode estar a viver um fim de ciclo, ou o início de um novo ciclo e tem necessidade de lançar um olhar estratégico sobre a situação para planejar o futuro.

 − Lembrando sempre que a meta é sua, o caminho é seu e você é a única pessoa que pode percorrê-lo.

Para entender o que é o Coaching, é bom entender primeiro o que não é.

Coaching não é “treinamento motivacional”. O coach não é um treinador, nem um motivador profissional. Não confundir com o coach de esportes, ele sim um treinador.

Não é psicoterapia, que focaliza a saúde mental (emocional, cognitivo, comportamental) do sujeito. O foco do Coaching é a identificação e realização das metas pessoais.

Não é consultoria, consultor é um especialista em orientar, aconselhar, dizer o que deve ser feito. O Coach não decide nem orienta, no Coaching as escolhas são todas do cliente, é você quem toma as decisões.

Coaching não é uma técnica, mas sim uma metodologia de abordagem e alinhamento da realidade pessoal do coachee, como nossos clientes são chamados. Isso significa que existem protocolos a serem respeitados em um processo estruturado que tem como ponto de partida a situação atual do coachee, passa pela identificação e definição de metas a serem alcançadas e pela construção de um projeto pessoal, ou plano de ação a ser implementado por ele para alcançar sua meta.

O Coaching se fundamenta em alguns princípios:

1) A pessoa mais indicada para decidir como a vida deve ser vivida é o próprio sujeito; 

2) A opinião do Coach é irrelevante, as únicas respostas que importam são as respostas do cliente; 

3) O Coach trabalha com o mapa mental e os valores pessoais do Coachee, sem impor a ele suas próprias referências.

Mas então, afinal de contas, o que é o Coaching?

Coaching é uma metodologia de atendimento individual para a identificação de potencialidades, definição de propósitos e realização de metas pessoais.

Coaching é sobre mudanças. É para quem deseja ou precisa mudar.

 

Nas próximas semanas voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário