sábado, 16 de janeiro de 2021

Coaching é treinamento motivacional?

Coaching não é “treinamento motivacional”. Aliás, não é treinamento e não se insere entre as chamadas “técnicas motivacionais”.

Como acontece com toda novidade que dá certo, o termo Coaching vem sendo vítima de apropriação indébita por grande número de oportunistas que procuram se revestir do pretenso prestígio que isso lhes possa render.

O mesmo fenômeno aconteceu com o termo consultor, que foi banalizado à exaustão, até ser esvaziado do sentido técnico. Hoje qualquer vendedor ou prestador de serviços se autodenomina consultor disto, consultor daquilo.

Havia um segmento próspero no mercado de palestras, cursos e orientação pessoal/profissional, denominado genericamente de auto-ajuda, ou autoajuda, após o novo acordo ortográfico. Porém esse termo foi sendo descaracterizado por conta da massificação, perdendo prestígio e credibilidade à medida que mais difuso se tornava. Com a decadência do mercado de autoajuda, muitos “palestrantes e treinadores motivacionais” trataram de pegar carona na nova estrela em ascensão... E o Coaching era a bola da vez.

 O fato do Coaching não ter um nome correspondente em português em mesmo em inglês demanda explicações, já que o termo Coach se aplica a uma considerável gama de profissionais e atividades, que inclui cocheiros, técnicos de esportes e treinadores em geral, facilitou a transferência da geleia geral para a rotulagem Coaching. Como se dizia antigamente, “a qualidade de sempre agora em nova embalagem”.

O Coach não é um treinador, nem um motivador profissional. Não confundir com o coach de esportes, ele sim um treinador. Para entender que é o Coach (do Coaching), é preciso primeiro entender o que é Coaching.

Coaching é uma metodologia de apoio individualizado para a identificação e o desenvolvimento das potencialidades do Coachee, com vistas à definição e atingimento de metas pessoais. Coachee é como se chama o cliente no processo de Coaching.

É importante esclarecer que Coaching não é uma técnica, mas uma metodologia, ou seja, uma forma de abordagem que se abre para a aplicação de inúmeras técnicas dialógicas, vivenciais e processuais, empregadas pelo Coach com a finalidade de franquear ao Coachee o acesso aos próprios recursos pessoais, bem como à identificação de seus propósitos e alinhamento desses propósitos com os valores pessoais.

A finalidade dessa abordagem é estabelecer um roteiro seguro de evolução pessoal, seja na esfera profissional ou existencial, definindo metas de resultado a serem alcançadas em decorrência da realização das metas de processo sequencialmente estabelecidas. Simplificando: Compreender a situação atual para, a partir dela, estabelecer uma situação desejada, ou Meta de Resultado. Uma vez conhecidos o ponto de partida e o ponto de chegada, é hora de traçar um roteiro de viagem, ou Plano de Ação, para a jornada realizadora.

É fácil perceber que esse processo resultará em um estado motivado, porém decorrente da autoestimulação e não de estímulos externos ou práticas artificiosas. Uma Meta de Resultado livremente escolhida pelo Coachee, após validação pelo código pessoal de valores, resultará em comprometimento e empenho na sua realização.

Nos próximos artigos entraremos em detalhes sobre os múltiplos aspectos envolvidos no desenvolvimento do Coaching.

 

Quer fazer uma pergunta para o Coach? Mande sua mensagem para albertocenturiao@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário