quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Propósito Pessoal Para 2021


Promessas de Ano Novo nem sempre são cumpridas. Já se perguntou por quê?

Final de ano... Período complexo, de um ano em que os ritmos da vida foram drasticamente alterados, interrompidos, quebrados...

Quer você esteja em monástico recolhimento na intimidade silenciosa da sua quarentena, ou em febricitante expectativa para pular as ondinhas na imprudência de uma praia superlotada, o fato é que a passagem de ano induz à reflexão sobre a vida, numa avaliação quase contábil do quanto avançamos no ano que se finda, formulando propósitos a serem cumpridos no novo ano em perspectiva.

Entra dia, sai dia, porém, entra ano e sai ano... E as promessas frequentemente acabam caindo no vazio do esquecimento. Por que será?

Claro que existem circunstâncias impeditivas ou novos caminhos que se abrem... Mas o que mais frequentemente acontece é que você simplesmente esquece a promessa tão fervorosamente formulada. Sabe por quê? Porque não era importante. Discorda de mim? Acredita mesmo que o propósito estabelecido tinha grande importância? Talvez sim, talvez fosse importante... Mas será que era realmente importante para você? Pense bem se não havia alguma coisa mais importante a atrair sua atenção e canalizar seus esforços?

Se você pretende cumprir as promessas de Ano Novo, verifique se os propósitos formulados são realmente importantes... Para você.

Perguntas para a formulação de propósitos de Ano Novo:

1.      Quanto eu já realizei até aqui?

a.      Quais as minhas principais conquistas anteriores?

b.      Quais as minhas competências?

2.      Qual o meu propósito a ser realizado em 2021?

a.      Está ao meu alcance essa realização?

b.      Por que isso é importante?

c.       Existe outro objetivo mais importante, que poderá distrair minha atenção do propósito estabelecido?

d.      Em caso afirmativo, seria esse o meu verdadeiro propósito para 2021?

e.      Eu realmente desejo essa conquista?

f.        Isso é realmente importante para mim?

g.      Eu realmente desejo isso?

h.      O que eu vou conseguir com isso?

i.        O que tenho a ganhar? E a perder?

j.        Quão intensamente feliz eu vou me sentir?

3.      O que já tenho e o que me falta para alcançar meu propósito?

a.      Quais as minhas melhores habilidades?

b.      Talentos e qualidades que posso aproveitar melhor?

c.       Conhecimentos que me faltam?

d.      Habilidades que preciso desenvolver?

e.      Quais as mudanças de hábitos envolvidas no meu propósito?

4.      Qual o passo a passo para alcançar o que quero?

a.      Posso fazer um fracionamento mensal da minha jornada?

b.      Estabelecendo uma linha do tempo para criar um cronograma de ações... O que farei em janeiro? / Em fevereiro? / Em março...???

c.       O que posso fazer ainda hoje, que dependa só de mim, para dar o primeiro passo dessa jornada, provando a mim mesmo o meu engajamento?

d.      Como saberei que estou avançando? Existe um modo de eu monitorar o processo mês a mês, a fim de confirmar o progresso ou me alertar para atrasos no processo?

5.      Qual a minha flexibilidade no processo?

a.      Quais as minhas reservas extra... De recursos? De conhecimentos?

b.      Qual o meu grau de disposição para as necessárias mudanças de hábitos?

c.       Existe um plano B?

d.      Eu desejo realmente mudar?

6.      Como eu me sentirei em dezembro de 2021, tendo conseguido meu propósito?

a.      EU QUERO?

b.      EU POSSO?

c.       VAI SER BOM?

                                                                          i.      Para mim?

                                                                        ii.      Para os outros envolvidos?

d.      EU MEREÇO?

Esse questionário é uma boa referência do que o seu Coach perguntaria a você em uma sessão para definir os propósitos para o Ano Novo.

Feliz VOCÊ em 2021!

 

Quer fazer uma pergunta para o Coach? Mande sua mensagem para albertocenturiao@gmail.com .

 

Quem é Alberto Centurião?

Coach certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching−Institutes, com especialização em coaching executivo e liderança coach.

Autor dos livros:

Brasil 500 Anos de Mau AtendimentoOmbudsman, a face da empresa cidadã Call Center ao alcance de todos − Livrinho! (Micropoemas) – O Caminho, Uma história de Coaching (E-book).


Nenhum comentário:

Postar um comentário