sábado, 1 de janeiro de 2011

Perguntas para mudar de vida

Coaching de Carreira

Você não está totalmente satisfeito com sua carreira? Gostaria de mudar de emprego, conquistar uma promoção, assumir maiores responsabilidades na organização em que atua, ou tem planos de abrir o próprio negócio, ou ensaia um voo solo?
Faça seu autocoach para definir a meta e traçar um plano. Responda criteriosamente as perguntas, fazendo uma sessão a cada quinze dias e terá uma percepção mais clara do que deseja e dos passos que dará para ir da situação atual para a situação desejada.

Primeira Sessão
O que você deseja realmente? Pode definir com clareza seu objetivo? Pode descrever sua meta e estabelecer um prazo para concretizá-la? Escreva seu compromisso, com uma descrição clara da meta. Imagine como será quando estiver lá.
Pergunte-se: Você realmente deseja isso? Está preparado para realizar seu objetivo? Já tem as competências necessárias? Quais ainda faltam e onde poderá buscá-las? Trace um plano de qualificação profissional a fim de enquadrar-se no perfil desejado.
Lista de tarefas: O que você pode fazer agora para ir na direção desejada?

Segunda Sessão
Já se passaram duas semanas desde a primeira sessão. O que você fez nesse período para realizar sua meta? Se há pendências em sua lista de tarefas, pense: Será possível chegar onde quer sem percorrer o caminho?
A meta é complexa ou demasiado ampla? Nesse caso, pode fracioná-la em metas menores, mais fáceis de realizar? Essas metas de processo estão alinhadas com a meta de resultado? Existe sinergia entre elas? Pode criar um plano de ação para cada uma? Traçar uma linha do tempo? Estabelecer cronograma de ações? Como saberá quando uma meta de processo for alcançada? Imagine-se tendo já realizado cada uma e mãos à obra. Quem não anda não sai do lugar.
Lista de tarefas: Faça um programa de leituras inspiradoras. Comece a estudar o mercado e o ambiente onde pretende se inserir, trate de ampliar a cultura geral. Releia seu compromisso com a meta e cumpra o cronograma de ações.
...
Alberto Centurião

Nenhum comentário:

Postar um comentário