terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A importância de uma visão de futuro


Estudos sobre ascensão e declínio das grandes civilizações permitem observar que elas prosperam quando suas populações são animadas pelo desejo de realizar um projeto de nação. Quando uma visão de futuro permeia toda a sociedade, estimulando um espírito coletivo capaz de unir pessoas, mobilizar esforços e promover um estado de generosa entrega do individual em favor do coletivo.

Opostamente, os períodos de decadência são marcados pelo individualismo, pela satisfação com o status quo e pela satisfação com o que já foi conquistado, gerando a sensação coletiva de que não resta mais nada a conquistar.

Especialistas em diversas áreas têm verificado que essa realidade observada nas coletividades se aplica também aos indivíduos. Pessoas dotadas de uma visão de futuro, animadas por um sonho, que desejam realizar um projeto desafiador, tendem a prosperar mais do que aquelas que, sentindo-se realizadas ou fracassadas, tocam a vida sem pensar no futuro.

Qual será o poder de uma visão de futuro? De que forma ela influencia nossa maneira de agir no dia a dia? A fim de nos entendermos, vamos buscar melhor entendimento do que seja uma visão de futuro.

A insatisfação é própria da natureza humana. Segundo Platão, o homem deseja o que lhe falta, aquilo que ainda não tem. Esse desejo move o homem em busca de satisfação, até que, uma vez saciado, cessa-lhe o desejo, possibilitando o surgimento de novas necessidades, estimuladas por outras tantas carências.

A conclusão é que, quando nos orientamos por uma visão de curto prazo, focada no presente, estamos em busca de satisfação imediata. Isso nos mantém em movimento, mas não nos ajuda a progredir.

Trazendo esses conceitos para a nossa realidade cotidiana, podemos concluir que cada um de nós se encontra hoje em uma situação determinada, marcada por maior ou menor grau de insatisfação com a realidade atual. A insatisfação, ainda que parcial, induz o indivíduo a desejar um amanhã melhor, para si e para os outros. A forma como cada um visualiza esse amanhã melhor é o que chamamos visão de futuro.

Uma visão de futuro inspiradora deve se projetar para além de nossos horizontes atuais, colocando-nos diante de um desafio intransponível no curto prazo, mas realizável em alguns anos. A visão de futuro indica onde queremos chegar, determinando nossas metas de médio e longo prazos, proporcionando uma razão para viver e trabalhar.

Quanto mais nítida for essa visão, mais poderoso seu poder de atração e, portanto, maior nossa motivação para agirmos e avançarmos em sua direção. Uma visão de futuro bem estruturada funciona como uma bússola, sinalizando o norte e direcionando nossa travessia. O resultado é que todas as decisões tomadas, todas as escolhas feitas, nas pequenas e grandes coisas, tenderão a um alinhamento estratégico em sua direção.

É fácil perceber que a visão de futuro tem o poder de aumentar nossa assertividade, tornando-nos pessoas mais proativas e motivadas. Quando temos um norte, uma direção a seguir, temos motivos para avançar e sabemos em que direção encaminhar nossos passos.

Alberto Centurião